Udemy

Platform

Português

Language

Memory & Study Skills

Category

CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA

Aprenda os sete degraus para melhorar sua memória de forma criativa e aumentar sua produtividade diária.

4.73 (57 reviews)

Students

1 hour

Content

Jul 2021

Last Update
FREE
Regular Price

SKILLSHARE
SkillShare
Unlimited access to 30 000 Premium SkillShare courses
30-DAY FREE TRIAL

What you will learn

Conseguirá fazer o Registro e a Retenção de informações com rapidez e qualidade.

Aprenderá a aprender mais rápido de forma simples e eficaz.

Despertará e desenvolverá a sua criatividade, de forma simples e natural.


Description

CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA

Aprenda os (sete degraus do sucesso) para transformar sua memória de forma criativa e aumentar sua produtividade diária.


Seção 1 - Vídeo Bônus de memorização e Concentração

Aula 1 - Vídeo de Memorização e Concentração + Ebook - Técnicas Essenciais de Memorização disponível em (Materiais para download).

Seção 2 - os sete degraus para o sucesso acadêmico.

Aula 2 - Como estabelecer propósito para ler ou estudar; quais os fatores que melhoram a compreensão de textos.

Aula 3 - Como melhorar a concentração.

Aula 4 - Memorização de palavras chave de textos diversos.

Aula 5 - Como estudar textos técnicos.

Aula 6 - Técnica de Animação para memorizar sequência de ideias e tarefas.

Aula  7 - Como memorizar números de códigos, senhas e fórmulas.

Aula 8 Técnica do Mapa Mental para Gestão de Informações.

Aula 9 Encerramento + 10 Dicas para melhorar a memória em PDF disponível em (Materiais para download).

Instagram: @robinson_gessoni

Facebook: Igessoni


10 dicas para melhorar a memória


1) Ambiente adequado – É muito importante trabalhar e estudar em ambientes apropriados, silenciosos ou com música clássica instrumental de fundo, iluminados, ventilados e organizados. Assim o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada.


2) Fazer uma coisa de cada vez - Esse é o principal erro. Fazemos várias coisas ao mesmo tempo. Pensamos em diversos problemas e deixamos passar os dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, entre para resolver aquele problema, se desligue do resto. Seguindo essa recomendação você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez mais raros.


3) Estar descansado - O bom funcionamento cerebral depende de descanso. Dormir em média 8 horas ininterruptas de sono por noite, com qualidade. Tirar férias de tempos em tempos, praticar atividades de lazer. Sem isso o cansaço cerebral te levará aos lapsos de memória.


4) Alimentação - A alimentação influencia na capacidade de memorização. Prefira alimentos de fácil digestão, fracionados durante o dia e em quantidade moderada. Refeição pesada e quantidade exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Para ajudar ainda mais, beba bastante água.


5) Evitar medicamentos para dormir - Muitos remédios para dormir são usados indiscriminadamente. Alguns deles podem afetar um pouco a capacidade de memorização. Use-os com bom senso e sempre com orientação médica.


6) Tratar depressão e ansiedade - Muito importante. A depressão lentifica os processos cerebrais, o esquecimento pode ser um sintoma da depressão. A mesma coisa ocorre com a ansiedade. A pessoa muito ansiosa está sempre com uma pressão antecipatória, sofre antes da hora, preocupa-se antes da hora e se esquece de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração.


7) Exercitar o cérebro - Saia da zona de conforto. Coloque seu cérebro para realizar coisas novas. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, mude os caminhos, a mão que você come e escova os dentes, troque o mouse de lado. Aprenda outra língua, um instrumento, um novo esporte… enfim, seja criativo e exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo. Um cérebro treinado é muito mais confiável.


8) Evitar álcool e o cigarro - O álcool é um inimigo da memória. Você passa do ponto e já não fixa nada. A longo prazo o álcool pode levar à atrofia cerebral (redução do tamanho do cérebro) e a quadros graves de esquecimentos. O tabagismo é também um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptíveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos.


9) Inventar regras mnemônicas - É uma técnica milenar usada por muitos estudantes para decorar informações de maior complexidade, como leis, artigos, códigos, a tabela periódica, fórmulas de física, datas históricas, etc.…. Associamos uma informação difícil de ser memorizada a algo de maior facilidade, que tenha mais a ver com a gente, seja mais familiar. Uma boa regra mnemônica pode carregar uma informação por uma vida inteira. Essas técnicas lúdicas podem ser usadas com todo o tipo de informação, durante o dia-a-dia, facilitando o processo de evocação.


10) Se expor e reviver boas lembranças - Memórias ligadas a emoção são mais facilmente fixadas. As emoções positivas têm prioridade sobre emoções negativas. Um fenômeno conhecido como memória seletiva. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes. Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.


(DR.LEANDRO TELES)

Neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização no Hospital das Clínicas (HCFMUSP). É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e também atua como consultor em programas de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da disseminação do conhecimento médico.







Screenshots

CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA
CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA
CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA
CURSO DE MEMORIZAÇÃO BÁSICA & PRÁTICA PARA O DIA A DIA

Content

Memorização Básica - Os sete degraus para o sucesso acadêmico

Aula 1

Aula 2

Aula 3

Aula 4

Aula 5

Aula 6

Aula 7

Aula 8


Reviews

L
Leonardo23 July 2021

De forma simples e direta ensina técnicas de memorização. Gostei muito e no aguardo para inciar o módulo intermedirário.

R
Rita24 August 2020

Foi alem do que esperava. O prof. Robisson demonstrou como ele trabalha com o cérebro a seu favor. Preciso me aprofundar sem duvida. Valeu! Rita Macruz

L
Luiz18 August 2020

Muito bom, técnicas que podem ser colocadas em prática, tanto em nossa vida pessoal quanto acadêmica e profissional. Gostei demais. Parabéns ao professor Robinson e Udemy pelo conteúdo.

C
Cristina8 June 2020

Esperava técnicas mais aprofundadas, mas tudo bem, os primeiros capítulos continham dicas interessantes.

W
William7 June 2020

Muito bom o curso, recomendo a todos a se dedicarem um tempinho, pois o aprendizado adquirido é de grande valia utilizando não só na parte pessoal mas também profissional.

A
Adriano24 November 2019

Um curso fantástico, o professor Robinson Gessoni nos auxilia a melhorar nossa memória... Recomendo para todos que queiram melhorar sua capacidade mental!


2652326

Udemy ID

11/12/2019

Course created date

11/22/2019

Course Indexed date
Bot
Course Submitted by