Estática de Estruturas para Engenharia

Aprenda a calcular forças em estruturas em equilíbrio estático

5.00 (1 reviews)
Udemy
platform
Português
language
Engineering
category
6
students
5 hours
content
Dec 2021
last update
$24.99
regular price

What you will learn

Condições de equilíbrio da partícula

Condições de equilíbrio de corpos rígidos

Forças em sistemas de cabos

Forças e momentos em vigas

Reações de apoio

Estruturas estaticamente determinadas

Estruturas estaticamente indeterminadas

Forças normais internas

Forças de cisalhamento internas

Momentos internos

Description

As estruturas sujeitas a carregamentos estáticos estão presentes na maior parte das aplicações de Engenharia, qualquer que seja ela. Elas se caracterizam por estarem em uma situação de imobilidade em relação a uma referência (que muitas vezes é a superfície do planeta) ou em movimento com aceleração nula em relação a ela, mesmo quando sujeitas a um sistema de forças e momentos.

Como exemplo, temos os prédios, as estruturas de sustentação, tanques de armazenamento, pontes, estradas, alavancas, veículos, etc.

Mesmo no caso de estruturas em situação de carregamentos dinâmicos, as equações usadas fazem referência ao equilíbrio estático, com a adição de forças e torques de inércia. Logo, o conhecimento da Estática de Estruturas e fundamental para a Engenharia.

Este curso faz uma introdução ao assunto, que envolve aplicações e alguns aspectos históricos da evolução do conhecimento da área. Além disso, a manipulação de vetores é revisada, com ênfase nas operações que serão usadas no processo de adição de forças.

Em seguida, o conceito de força resultante é desenvolvido. A teoria é primeiramente analisada, em detalhes. Em seguida, uma série de tarefas é proposta. Estas tarefas são compostas de exercícios. Estes exercícios são resolvidos passo a passo de forma detalhada, depois do estudante tentar fazer a solução por conta própria.

O equilíbrio da partícula é em seguida abordado. Esta condição é bastante aplicada em sistemas de cabos e de barras.

Na sequência, o equilíbrio de corpos rígidos é trabalhado. Esta condição é muito usada na análise de vigas e de estruturas com forças que não são concorrentes e/ou atuadas por momentos.

Os esforços internos e as cargas distribuídas são estudadas na seção final do curso. Esta seção é uma preparação para o curso de Resistência dos Materiais, que nos cursos de Engenharia vem logo depois da disciplina de Estática.

O curso envolve uma combinação de conhecimento teórico e de aplicações práticas na forma de exercícios resolvidos detalhadamente. Assim, ao final do curso, o estudante terá domínio sobre tudo o que é necessário para o curso de Resistência dos Materiais.

Screenshots

Estática de Estruturas para Engenharia - Screenshot_01Estática de Estruturas para Engenharia - Screenshot_02Estática de Estruturas para Engenharia - Screenshot_03Estática de Estruturas para Engenharia - Screenshot_04

Content

Introdução

Introdução
História

Força resultante

Teoria sobre força resultante

Equilíbrio da partícula

Teoria sobre equilíbrio da partícula

Equilíbrio de corpos rígidos

Teoria - Equilíbrio de corpos rígidos

Cargas distribuídas e esforços internos

Teoria - Cargas distribuídas e esforços internos

Charts

Price

Estática de Estruturas para Engenharia - Price chart

Rating

Estática de Estruturas para Engenharia - Ratings chart

Enrollment distribution

Estática de Estruturas para Engenharia - Distribution chart
4449330
udemy ID
12/17/2021
course created date
1/3/2022
course indexed date
Bot
course submited by