Udemy

Platform

Português

Language

Web Development

Category

Criação de Plugins WordPress do Jeito Certo

Crie seu primeiro plugin WordPress usando APIs e classes nativas, administre sua própria tabela, e muito mais

4.70 (22 reviews)

Students

15.5 hours

Content

Sep 2021

Last Update
Regular Price


What you will learn

Aprenda a criar seus próprios plugins WordPress com três projetos incríveis

Domine as APIs nativas do WordPress, trabalhe com tabelas próprias, post types, shortcodes, widgets

Torne-se independente de ferramentas de terceiros entendendo a fundo como os plugins funcionam


Description

Quer deixar de perder clientes por não saber criar plugins?

Então, você é mais um com a cabeça fervendo de tanto tentar, sem sucesso, aprender a criar seus próprios plugins. Já vem tentando a alguns anos, mas ainda não achou um bom material didático atualizado. Depois cansou só de ver o tamanho da documentação do WordPress para criadores de plugins.

Plugins são parte daquilo que faz o WordPress ser o que ele é, o gerenciador de conteúdo mais usado do mundo, presente em mais de 30% dos sites do planeta! Aprender a lidar com a fábrica de plugins do WordPress vai te libertar das ferramentas de terceiros. Vai também colocar em suas mãos um conhecimento poderoso para conquistar novos clientes, sua independência financeira, ou ao menos um novo emprego ou aquela promoção na empresa na qual você trabalha.

Tudo isso começa aqui neste curso!

Este curso é diferente de todos os que você já viu e não gostou. São cerca de 100 aulas, organizadas em três projetos incríveis, nas quais eu ensino tudo o que eu andei aprendendo nos dez anos em que trabalho com WordPress. Tudo mesmo, porque este curso não esconde nada. Todos os assuntos são tratados com muita profundidade, com toda a didática que os meus mais de 20.000 alunos no mundo todo já conhecem!

Tudo isso usando apenas as ferramentas nativas do WordPress. Nada de usar plugins para criar outro plugin!!!

O que exatamente você vai aprender?

Aqui está uma pequena lista dos principais temas abordados por este curso. Você vai aprender:

  • Como usar os ganchos de ação e os filtros do WordPress em seu favor para controlar o comportamento dos plugins e torná-los mais flexíveis;

  • Como estruturar seus projetos de forma mais limpa e flexível usando classes e objetos PHP;

  • Como usar as principais APIs, classes e funções nativas do WordPress para criar seu plugin. Por exemplo, as APIs Settings, Options, Widgets, Shortcode, Metabox e os métodos da poderosíssima classe $wpdb;

  • Como criar tipos de posts customizados (CPTs), tornando o WordPress na fôrma perfeita para qualquer projeto que deseja criar;

  • Como criar taxonomias próprias, menus personalizados, telas de opções, seus próprios widgets e shortcodes com diversas opções, caixas de metadados com campos personalizados etc;

  • Como adicionar folhas de estilos e javascript tanto no admin quanto o frontend e controlá-los via tela de opções;

  • Como instalar e prever o que fazer na instalação, desativação e desinstalação do plugin;

  • Como controlar o template de exibição do plugin no frontend, bem como criar um sistema de reescrita de templates parecido com o do WooCommerce;

  • Como criar um theme_support específico para o seu plugin;

E muito mais! Que tal aprender a administrar uma tabela própria para o seu plugin no banco de dados do WordPress?

Você conhece todas as tabelas do WordPress? Sabe o que elas fazem e como são estruturadas? Aqui você vai aprender!

Além de tudo isso, você vai aprender a executar todas as ações de um CRUD (criar, ler, atualizar e apagar dados) numa tabela própria usando a super poderosa classe $wpdb.

Já pensou em sair das limitações que o sistema do WordPress impõe e estruturar seu projeto com base numa tabela à parte? Neste curso você vai aprender como fazer isso, entender em quais casos isso é necessário, quais as vantagens e as desvantagens.

E não acaba aqui...

E que tal usar o frontend para permitir que o usuário envio dados para esta tabela?

Por essa você não esperava, hein! Pois é, neste curso você vai entender o que é necessário para permitir que um usuário logado envie informações, que serão armazenadas na tabela própria criada automaticamente pelo seu plugin durante a instalação.

Além disso, vai aprender a gerenciar os próprios usuários, criando uma conta para eles usando o sistema nativo do WordPress.

Tudo isso de forma muito segura!

A todo momento, estaremos de olho nas possíveis ameaças de segurança que podem comprometer a aplicação. Usaremos todos os itens de segurança como nonces (já ouviu falar?), escapamento de strings, validações, sanitização, funções de permissão, controles de erros, e o método prepare da classe $wpdb.

E que tal deixar o seu plugin internacional?

Você aprenderá como criar plugins que são totalmente traduzíveis. Clientes de todo o mundo poderão utilizá-los, pois eles serão totalmente compatíveis com o Poedit ou qualquer plugin de tradução do WordPress.


Como este curso é organizado?

O curso é dividido em projetos. De início nós teremos três projetos. Parece pouco, mas eles vão dar uma ideia fantástico do que é necessário para compreender basicamente o funcionamento da maior parte dos plugins.

No primeiro projeto será criado um plugin de slideshow altamente dinâmico e totalmente customizável. Começaremos com assuntos simples como estruturação de diretórios, métodos de instalação, desativação e desinstalação de plugins. Depois partiremos para assuntos intermediários, como criação de CPTs, a API Metabox (que cria campos personalizados), vamos aprender a manipular o banco de dados, adicionando e atualizando valores nas tabelas de metadados. Vamos aprender a controlar menus e submenus em toda a área de administração do WordPress.

Ainda dentro deste primeiro projeto, vamos aprender a dominar APIs como a Settings, a Options e a API Shortcode. Utilizaremos tudo o que aprendemos nesta seção para controlar a aparência e o comportamento do slideshow no frontend.

O segundo projeto é um plugin de depoimentos. Parece simples, mas a quantidade de técnicas que você vai aprender vai te surpreender.

Neste projeto vamos reforçar alguns assuntos que você já vai ter visto na seção anterior, e aprender alguns novos. Aprenderemos muito sobre a API Widgets e também como controlar os templates HTML usados no seu plugin, inclusive aprendendo a implementar um sistema simples de sobrescrita de templates, e que passa também por aprender a criar um theme_support específico do seu plugin.

O terceiro projeto é o mais completo e o mais complexo dos três. Você um dia já precisou de criar tabelas customizadas para o seu plugin? Faz alguma ideia de como alguns dos plugins mais conhecidos, como o WooCommerce (só pra citar um deles) fazem para criar e administrar tabelas fora dos domínios do WordPress? Sabe porque eles fazem isso, quais as vantagens e desvantagens? Não? Legal, porque você vai aprender isso neste curso.

No terceiro projeto você vai conhecer a classe $wpdb do WordPress, a responsável por administrar toda as operações de CRUD de tabelas personalizadas na sua aplicação. Você vai aprender a criar tabelas, fazer consultas, incluir, atualizar e remover dados destas tabelas, usando como base várias APIs que aprendeu a dominar no decorrer do curso, como as APIs Metabox e Shortcode.

Vai aprender a sincronizar essas ações para que a sua tabela trabalhe em conjunto com as tabelas nativas do WordPress. Além disso, nesta seção você vai ver como oferecer uma interface no frontend na qual o usuário do site vai poder enviar dados, sem ter que acessar o admin do WordPress. Vamos ver também como usar o sistema de controle de usuários do próprio WordPress pra administrar as ações destes usuários.


Para quem é este curso?

Eu recomendo este curso para programadores, estudantes de TI, desenvolvedores web, web designers, ou qualquer freelancer ou profissional que trabalhe com PHP, HTML e CSS. É recomendável que você tenha noções de PHP orientado a objetos, pois todos os plugins criados no curso usam classes e objetos. Também é importante que tenha noção de como usar os principais comandos MySQL, necessário para entender as aulas sobre a criação e administração das tabelas próprias.

No mais, todos os profissionais que queiram aprender a criar plugins são bem-vindos. É necessário apenas que você já tenha um contato prévio com o WordPress e saiba instalá-lo num servidor local pelo menos.


De que modo este curso é diferente?

O que os meus alunos mais gostam é do meu excelente tempo de resposta às suas perguntas. Você sabe, esperar demais pode atrasar o seu progresso. Por isso, eu sempre tento responder em 24 horas. Você pode ter certeza de que nunca vai se sentir sozinho neste curso.

Duvida? Veja o que a minha aluna Rebeca Seulin escreveu recentemente sobre um dos meus cursos:

"Um dos melhores cursos que fiz na minha vida! Prof. com didática, atencioso e experiente. Por causa desse curso, eu consegui uma oportunidade em meu emprego que me rendeu um aumento! Estou muito feliz e realizada por trabalhar com algo que me apaixonei, que é programação voltada para WordPress. Recomendo esse curso e os outros do prof Marcelo a todos!"

E este aqui é do Robson Henrique Rodrigues:

"Curso excelente! Ensina de forma pratica e simples, fácil de compreender, o Professor Marcelo é ótimo, e responde rápido as duvidas também! Graças ao curso eu até mesmo consegui emprego como Desenvolvedor de Temas Wordpress!!!"

E este eu recebi do Ronaldo Scotti dos Santos:

"Desde que fiz seu curso, meu foco no WordPress ficou cada vez maior. Me especializei na área, e hoje é com o WordPress que ganho a vida."

E a lista continua...

Então, você está pronto para este curso? Assista às aulas gratuitas disponíveis antes de tomar sua decisão.

Lembre-se, este é um curso da Udemy, então você não tem nada a perder. Pode contar com a garantia de 100% de devolução do dinheiro por 30 dias, caso não goste.

Junte-se a nós agora mesmo e aprenda sem limites!


Screenshots

Criação de Plugins WordPress do Jeito Certo
Criação de Plugins WordPress do Jeito Certo
Criação de Plugins WordPress do Jeito Certo
Criação de Plugins WordPress do Jeito Certo

Content

Introdução

Introdução

FAQ - Perguntas Frequentes

Materiais para download (baixe para acompanhar este curso)

Instruções Gerais (NÃO DEIXE DE ASSISTIR!)

Avisos

Antes de Começar

Dicas iniciais sobre ferramentas usadas no curso

O que são ganchos de ação e filtros

Ganchos de ação

Filtros

Projeto #1 - MV Slider

Conhecendo o projeto do plugin MV Slider

Estruturando o plugin

Plugins com classes Vs Plugins sem classes

Definindo constantes

Métodos activate, deactivate e uninstall

Criando o tipo de post customizado (CPT) para o plugin - parte 1

Criando o tipo de post customizado (CPT) para o plugin - parte 2

API Metabox - O que são metadados?

API Metabox - Adicionando metaboxes

API Metabox - Criando formulário para a metabox

API Metabox - Salvando dados da metabox

API Metabox - Validando e sanitizando informação

API Metabox - Escapando informação

API Metabox - Nonces e outras validações

API Metabox - Adicionando valores na tabela do post type

Adicionando menus no admin (parte 1)

Adicionando menus no admin (parte 2)

Settings + Options API - Introdução

Settings + Options API - Criando o formulário

Settings + Options API - Adicionando seções e campos (parte 1)

Settings + Options API - Adicionando seções e campos (parte 2)

Settings + Options API - Adicionando seções e campos (parte 3)

Settings + Options API - Passando argumentos para os campos criados

Settings + Options API - Validando campos

Settings + Options API - Administrando permissões e mensagens de erro

Settings + Options API - Dividindo as seções em guias

API Shortcode - Introdução

API Shortcode - Criando a classe do shortcode

API Shortcode - Baixando arquivos-base do Flexslider

API Shortcode - Criando a view do shortcode (parte 1)

API Shortcode - Criando a view do shortcode (parte 2)

API Shortcode - Criando a view do shortcode (parte 3)

API Shortcode - Registrando e enfileirando scripts (parte 1)

API Shortcode - Registrando e enfileirando scripts (parte 2)

API Shortcode - Tornando algumas opções dinâmicas (parte 1)

API Shortcode - Tornando algumas opções dinâmicas (parte 2)

API Shortcode - Tornando algumas opções dinâmicas (parte 3)

Traduzindo o plugin (parte 1)

Traduzindo o plugin (parte 2)

Traduzindo o plugin (parte 3)

Traduzindo o plugin (parte 4)

Traduzindo o plugin (parte 5)

Traduzindo o plugin (parte 6)

Desinstalando o plugin

Questionário 1

Projeto #2 - MV Testimonials

Conhecendo o projeto do plugin MV Testimonials

Criando o tipo de post customizado (CPT) para o plugin

Criando campos personalizados com API Metabox (parte 1)

Criando campos personalizados com API Metabox (parte 2)

API Widget - Introdução

API Widget - Criando a classe do widget

API Widget - Criando o formulário do widget

API Widget - Salvando dados de configurações dos widgets

API Widget - Mostrando o widget no frontend (parte 1)

API Widget - Mostrando o widget no frontend (parte 2)

API Widget - Mostrando o widget no frontend (parte 3)

Criando templates especializados para o plugin (parte 1)

Criando templates especializados para o plugin (parte 2)

Criando templates especializados para o plugin (parte 3)

Criando templates especializados para o plugin (parte 4)

Traduzindo o plugin

Desinstalando o plugin

Questionário 2

Projeto #3 - MV Translations

Conhecendo o projeto do plugin MV Translations

Vantagens e desvantagens das tabelas próprias

Classe $wpdb - Criando uma tabela própria

Classe $wpdb - Criando páginas na instalação do plugin

Criando o CPT e a taxonomia do plugin

Classe $wpdb - Registrando a tabela para uso

Classe $wpdb - Selecionando dados com o método get_results

Classe $wpdb - Inserindo dados com o método insert

Classe $wpdb - Atualizando dados com o método update

Classe $wpdb - Apagando dados com o método delete

Criando a classe do primeiro shortcode

Criando a view para o shortcode (parte 1)

Criando a view para o shortcode (parte 2)

Criando a view para o shortcode (parte 3)

Criando a view para o shortcode (parte 4)

Criando a view para o shortcode (parte 5)

Criando a view para o shortcode (parte 6)

Criando a view para o shortcode (parte 7)

Criando a view para o shortcode (parte 8)

Criando a view para o shortcode (parte 9)

Criando a view para o shortcode de edição (parte 1)

Criando a view para o shortcode de edição (parte 2)

Criando um template especializado para o plugin (parte 1)

Criando um template especializado para o plugin (parte 2)

Mostrando as traduções do autor na página de arquivos de autor

Traduzindo o plugin

Desinstalando o plugin

Questionário 3

Conclusão

Deixando plugins customizáveis - Filtros

Deixando plugins customizáveis - Ganchos de ação

[AULA BÔNUS]


Reviews

A
Alexandre30 August 2021

Estou quase concluindo o curso de templates do professor. Gostei muito e sei que vou gostar desse também.

L
Lucas25 August 2021

É o terceiro curso dele que eu acompanho, ele tem uma didática muito boa e cobre o assunto suficientemente pra quem quiser se aprofundar depois

L
Lucas26 July 2021

Finalizei porém vou assistir mais umas 3 vezes esse curso para pegar bem os métodos. Obrigado Mestre.


4071402

Udemy ID

5/23/2021

Course created date

7/21/2021

Course Indexed date
Bot
Course Submitted by